O que é?
É um método diagnóstico que utiliza um princípio semelhante ao do ultrassom. É muito usado para a detecção de alterações estruturais ou funcionais do coração, pois fornece informações sobre a anatomia e a morfologia do órgão. Permite avaliar as medidas e a mobilidade das válvulas cardíacas e das paredes das diferentes cavidades do coração, além de características do fluxo sanguíneo.
Por que fazer o exame?
Determinados resultados do ecocardiograma podem sugerir uma doença em fase inicial ou até congênita que não tenha se expressado até aquele momento. Um dos principais objetivos do exame é determinar se existem alterações estruturais no coração como hipertrofia (aumento do músculo cardíaco), por exemplo.
Como é realizado?
O paciente fica deitado de barriga para cima, inclinado sobre o lado esquerdo. É aplicado um gel no tórax para facilitar a condutividade das ondas sonoras. O técnico também coloca sobre o peito do paciente um pequeno dispositivo semelhante a um microfone, denominado transdutor, que será responsável por captar o retorno dos sons e ajudar a formar as imagens do músculo cardíaco. O exame dura em torno de 20 minutos.
Existe algum tipo de preparo específico?
Para adultos, não. Para crianças, recomenda-se jejum de 4 a 6 horas. No caso de crianças pequenas, pode-se recorrer à sedação para evitar que ela fique agitada e atrapalhe a captação das estruturas cardíacas.
Quando sai o resultado?
Em aproximadamente cinco dias.