Endereço : Av.Dona Ilda A.M. Figueiredo, Bairro Ilda, AP. Goiânia


Contato : (62) 3094-6056 | contato@clinicaviverbemgo.com.br

MAPA

pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia-a-dia do paciente.

Para o médico, é muito útil saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades diárias. Com a monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) a pressão arterial é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono.

Ela permite, então, analisar o comportamento da pressão arterial durante os vários eventos do cotidiano da pessoa e ainda torna possível avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos, quando é o caso.

Como o aparelho mede a pressão cada 15 ou 30 minutos, ele consegue fornecer ao médico uma realidade de um dia inteiro da pessoa. Isso ajuda para fazer diagnóstico ou acompanhamento de quem já está em tratamento.

O exame quase não apresenta desconforto nem interfere nas atividades rotineiras do paciente, as quais, ao contrário, devem seguir seu curso normal. A tomada da pressão arterial em vários momentos sucessivos do dia do paciente torna possível obter uma visão dinâmica do comportamento pressórico durante a vida do paciente e correlacioná-lo com as suas atividades.

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é hoje em dia um exame já incorporado à prática clínica do cardiologista para avaliar e tratar problemas de pressão arterial.